As-vantagens-da-Manutenção-Preditiva

Quais as vantagens da Manutenção Preditiva?

Um programa de Manutenção Preditiva, quando bem implantada, permite que sejam alcançadas, além de várias outras, as seguintes vantagens: 

  1. Um reparo, ajuste ou conserto normal e rotineiro passa a custar bem menos que uma quebra e interrupção da produção.
  2. Controle efetivo de peças sobressalentes e materiais, diminuindo de maneira sensível os custos de estoque. Quando a programação é executada inteligentemente, o estoque depe-çaspermanece no fornecedor e não no almoxarifado da fábrica.
  3. O controle e a monitoração permitem verificar quais os componentes mais substituídos,as-simcomo quais os equipamentos apresentam os maiores problemas. Tal conhecimento permite a correção mediante a verificação da origem das falhas, se no material, no equipa-mento, nos procedimentos de operação etc.
  4. Permite que a Manutenção e Produção fiquem permanentemente sabendo qual o estado real do equipamento a qualquer instante, o que permite sugerir a alta direção a sua substituição ou reforma no momento adequado e não intempestiva ou tardiamente.
  5. A Manutenção Preditiva apresenta, em geral, uma redução global entre 15% e 20% daquele observado com a manutenção “clássica”, quando são computados os custos de peças,ma-teriaise mão-de-obra.
  6. Com a programação mais racional, coordenada junto à Produção, podem-se executarprati-camentetodos os serviços afetos à Manutenção no horário normal de trabalho, eliminando ou diminuindo as horas extras.
  7. Há melhora significativa na programação, sendo possível planejar com maior precisãorecur-sose mão-de-obra e ampla segurança à Produção, que fica informada, previamente, do tempo ocioso do dispositivo sendo reparado.
  8. A ociosidade originada por falhas é diminuída ao seu valor mínimo, com reflexos grandes na eficiência global da instalação.
  9. Como existem dados claros e objetivos, as gerências, assim como a alta direção da empresa podem tomar decisões em base a valores e dados concretos e não em base a opiniõessub-jetivasou mesmo ao “feeling” de alguns gerentes. 

Mas a grande contribuição da Manutenção Preditiva se dá quando mensuramos o ganho gerado através de perdas por quebra de equipamento que são evitadas. Fica extremamente fácil demonstrar o retorno do investimento quando confrontamos o custo dos instrumentos com as perdas de produção evitadas (lucro cessante), e a conseqüente diminuição das paradas não programadas. 

Esta mensuração pode ser feita via acompanhamento de indicadores de disponibilidade da planta e também pelo acompanhamento constante do OEE (Overall Equipment Effectiveness). 

Não é incomum, após implantação de sistemas preditivos, ocorrerem, além do aumento disponibilidade, também um aumento de desempenho, em virtude de problemas de manutenção que são resolvidos, que tinham por conseqüência diminuição da velocidade de produção. 

Saiba mais!

Quer saber mais sobre como implementamos nosso programa de Manutenção Preditiva e quais as tecnologias mais recentes? Acesse agora nossa página sobre os serviços relacionados a Manutenção Preditiva

Para conhecer mais sobre nossos produtos acesse nossa Loja Preditiva

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais.

Assine nossa newsletter para receber conteúdos de manutenção.
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags