Análise de Óleo
Identifique falhas em curso que podem comprometer a operação ou prejudicar a performance do equipamento.
Entre em contato
A importância da Análise de Óleo
A Análise de Óleo permite verificar a situação em que se encontra o lubrificante em um determinado equipamento e ainda verificar se há resíduos sólidos contaminantes presentes na mistura. Isso permite identificar falhas em curso que podem comprometer a operação ou prejudicar a performance do equipamento.
Monitoramento por Condição
Além disso, a análise de Óleo nos permite identificar, quantificar e traçar um perfil de desgaste dos equipamentos e componentes envolvidos.
Do lubrificante que circula entre as partes dos equipamentos se obtém todas as informações necessárias sobre o seu estado.
As partículas de contaminação e as partículas de desgaste que nele estão presentes nos permitem traçar um perfil de desgaste dos seus componentes.
Asssim, o controle de óleos e lubrificantes é vital para que o equipamento se mantenha em condições de plenitude operacional.
Este controle nos permite identificar não somente o desgaste do equipamento mas sua degradação natural. Por este motivo, o monitoramento da condição por Análise de Óleo é essencial principalmente quando combinadas com outras técnicas de Manutenção Preditiva, afim de programarmos as troca ou intervenções necessárias no momento mais adequado.
Método de trabalho
Etapas típicas do processo de Análise de Óleo
- 1
Planejamento
Elaboração do cronograma de amostragens definindo melhor custo/benefício.
- 2
Capacitação
Treinamento operacional em coleta e interpretação dos laudos técnicos
- 3
Execução
Coleta de amostragem, análise em laboratório e emissão dos laudos técnicos.
- 4
Melhorias
Elaboração cronograma de correção dos sistemas com resultados fora do padrão.