egf engefaz manutenção preditiva alinhamento balanceamento

Alinhamento a Laser

Por que Alinhar?

É imprescindível para qualquer máquina rotativa que utiliza algum tipo de acoplamento que os eixos respeitem as tolerâncias de alinhamento, de modo que a não observância destas tolerâncias acarreta em diversos defeitos precoces no sistema mecânico. A Engefaz utiliza da mais moderna tecnologia e mais alta confiabilidade, para que os equipamentos alinhados obtenham a melhor performance que o sistema pode gerar.

Alinhamento e Balanceamento

Todos os acoplamentos de transmissão possuem limites com faixa de permissão para desalinhamento, dentro da qual operam sem ocorrer ou provocar falhas indesejadas. Mesmo quando operam dentro desses limites estes acoplamentos oferecem resistência à flexão. Esta resistência normalmente aumenta proporcionalmente ao desalinhamento e dessa forma, influenciando a flutuação da carga no mancal com a rotação do eixo

Vibrações excessivas, desgastes anormais ou problemas em selos mecânicos, muitas vezes são causados por não conformidade dos alinhamentos executados. Em alguns casos desalinhamentos podem causar danos muito mais graves como quebras de eixo, acoplamento e/ou mancal, o que pode ocasionar até a destruição completa do equipamento.

Por que Balancear?

Todo corpo girante precisa ser balanceado, para que se encontre uma condição de trabalho ideal (em que a vibração é indesejada), minimizando o efeito da força centrífuga desequilibrada. Falhas de fundição, porosidades, erros de usinagem, folgas, batidas axiais, radiais, ovalizações, falhas de projeto etc., contribuem sensivelmente para o aumento de vibração por desbalanceamento. A execução de balanceamento dinâmico no campo proporciona uma correção segura e economicamente viável, reduzindo os níveis de vibrações para faixas admissíveis, aumentando a vida útil do equipamento. A grande vantagem deste método é a redução drástica do tempo indisponível do equipamento para a produção, caso o mesmo tivesse que ser deslocado para uma oficina externa para ser balanceado.

Defeitos que podem ser evitados:

  • desgaste nos rolamentos;
  • desgaste nas engrenagens;
  • comprometimento da fixação e rigidez do sistema;
  • falha por fadiga em componentes internos;
  • ruído excessivo;
  • ovalização;
  • desgaste nos mancais.