Manutenção-Preditiva-ou-Monitoramento-da-Condição-engefaz

Manutenção Preditiva ou Monitoramento da Condição, apesar dos termos serem parecidos não são a mesma coisa?

Monitoramento da Condição e Manutenção Preditiva não são a mesma coisa?

Apesar de os termos CM (Condition Maintenance) e PdM (Predictive Maintenance) serem usados de forma intercambiável, a literatura diferencia os termos, levando em consideração o principal fator entre as duas abordagens: o tempo!

Ambos tem por objetivo o monitoramento da saúde e a condição da máquinas industriais. No entanto, o CM (Monitoramento da Condição) se concentra nas condições em tempo real, enquanto o PdM (Manutenção Preditiva) se concentra mais na detecção precoce de anomalias e defeitos das máquinas.

Especificamente, o CM utiliza tecnologias modernas, como a IOT, para monitoramento em tempo real de um ou mais parâmetros de condição em máquinas.

Assim, o CM geralmente informa sobre a condição atual de uma máquina para permitir que a manutenção seja agendada, ou outras ações que possam evitar uma falha futura.

Por outro lado, o foco principal do PdM Manutenção Preditiva é usar diferentes técnicas e ferramentas de análise de dados para prever com antecedência possíveis defeitos e anomalias do sistema e evitar manutenções reativas não planejadas sem incorrer em custos associados a muitas manutenções preventivas.

Segundo os autores D. Yarmoluk e C. Truempi, o CM (Monitoramento da Condição) passou por 4 gerações.

A primeira geração do CM, também conhecida como CM 1.0, durou até o início da década de 1980.

Essa geração de CM foi chamada de “manutenção reativa baseada em condição” porque o CM alertava apenas quando a falha já estava avançada. Então, embora o CM 1.0 tenha sido benéfico para alertar sobre as falhas de máquinas, ele não fornecia tempo suficiente para planejar a manutenção.

 A segunda geração do CM ou CM 2.0 (da década de 1990 à década de 2000) melhorou significativamente a detecção de anomalias. Além disso, sensores fixos e mais medições nas máquinas foram implantados para coletar medições sobre o consumo de energia, rotação, vibração e temperatura.

Durante a era CM 3.0 (anos 2010), sensores inteligentes, poder de processamento, sistemas avançados de comunicação e armazenamento, bem como a tecnologia de internet das coisas (IIoT) forneceram a oportunidade de detectar possíveis falhas muito antes da segunda geração de CM.

Por fim, o CM 4.0 se integra e permite a implementação de técnicas de inteligência artificial e Machine Learning, que combinado com outras técnicas, compões o programa de Manutenção Preditiva.

O monitoramento de condições (CM) é o processo de observar um conjunto de parâmetros e/ou variáveis ​​que indicam o estado do sistema sob investigação.

Já um programa de manutenção preditiva (PdM), se baseia não só no monitoramento contínuo das condições do equipamento, mas também utiliza técnicas de análise de dados para prever possíveis defeitos e evitar que as falhas ocorram.

Os sensores Pacifco foram desenvolvidos exatamente sobre esses  dois conceitos.

Eles informam a condição de saúde da máquina monitorada e ao mesmo tempo, utilizam  técnicas de análise capazes de prever defeitos e evitar que as falhas ocorram, sugerindo ações antecipadamente!

Entre em contato para saber mais!

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais.

Assine nossa newsletter para receber conteúdos de manutenção.
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags