Implantação-da-Pré-Engenharia-da-Manutenção-em-nova-fábrica-da-Suzano-em-Ribas-do-Rio-Pardo

A implantação da pré-engenharia da manutenção é uma etapa crucial para garantir a confiabilidade, segurança e eficiência dos ativos industriais. Através de um planejamento detalhado e da análise crítica de todos os aspectos da manutenção, a Pré-Engenharia ajuda a prevenir falhas, reduzir custos e otimizar o desempenho das operações.

A Pré-Engenharia da Manutenção abrange um conjunto de atividades que visam preparar e estruturar todas as ações de manutenção antes de sua execução.

Com ampla experiência em projetos de Estruturação da Manutenção, a Engefaz participou ativamente dos maiores investimentos privados do país, tais como: 

  • Projeto Amadeus da LD Celulose 
  • Horizonte 2 da Suzano em Três Lagoas/MS 
  • Projeto Star da Bracell em Lençóis Paulista/SP 
  • Projetos Puma 1 e Puma 2 da Klabin em Ortigueira/PR 

Recentemente, a partir de Maio de 2022, a Engefaz iniciou a atuação para Implantação da Pré-Engenharia da Manutenção na nova fábrica de celulose que a Suzano está construindo no Mato Grosso do Sul. 

 


Nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo

A nova unidade de fabricação de Celulose localizada no município de Ribas do Rio Pardo/MS tem produção projetada de 2,55 milhões de tonelada/ano. A construção já iniciou e deve ser concluída no segundo semestre de 2024. A nova fábrica terá um investimento de R$ 19,3 Bi e representa um dos maiores investimentos privados do país na atualidade. 

   


 

Implantação-da-Pré-Engenharia-da-Manutenção-em-nova-fábrica-da-Suzano-em-Ribas-do-Rio-Pardo--EGF-Engefaz

Localização e empregos gerados em Mato Grosso do Sul

A construção da nova fábrica empregará até 10.000 trabalhadores no pico da obra. Após a conclusão do projeto, a fase de operação empregará cerca de 3.000 trabalhadores, diretos e terceirizados, de forma permanente nas atividades industriais, florestais e de logística.  

O projeto é um dos maiores e mais ousados empreendimentos da história da Suzano e representa a construção da maior fábrica de celulose em linha única do mundo.  

 


 

Implantação da Pré-Engenharia da Manutenção

A Equipe Engefaz está realizando a Implantação da Pré-Engenharia da Manutenção no Projeto Cerrado da Suzano, cujo escopo envolve: 

  • Cadastros de Locais de Instalação  
  • Montagem da Árvore Lógica  
  • Definição da Criticidade ABC  
  • Análises e Consultoria nos Layouts das Oficinas e Ferramentas  
  • Análises de Mantenabilidade, com listagem de pendências impeditivas do Projeto  
  • Cadastros dos Materiais Sobressalentes dentro do PDM-Padrão Descritivo de Materiais  
  • Cadastros das Listas Técnicas de Materiais para cada LI  
  • Definição da Estratégia de Manutenção por família de equipamento  
  • Elaboração das Listas de Tarefas  
  • Montagem dos Planos de Manutenção Preditivos, Sensitivos e Preventivos  
  • Balanceamento dos Recursos.  

 


 

Plano Diretor de Manutenção

Baseado no Plano Diretor de Manutenção, ao término das obras, o empreendimento contará com uma Manutenção de Classe Mundial com resultados Otimizados em: Custo, Disponibilidade e Confiabilidade. 

 


  

Experiência em projetos de Estruturação da Manutenção

A Engefaz possui larga experiência em projetos de Estruturação da Manutenção, tendo participado ativamente dos maiores empreendimentos em investimentos privados do país, como: Projeto Amadeus da LD Celulose, Horizonte 2 da Suzano Três Lagoas/MS, Projeto Star da Bracell em Lençóis Paulista/SP, além dos Projetos Puma 1 e Puma 2 da Klabin em Ortigueira/PR. 

Quer saber como podemos ajudar sua empresa a implantar uma Manutenção de Classe Mundial? Entre em contato com nossa equipe. Podemos customizar o escopo de acordo com sua necessidade. 

 

Fale-com-um-especialista-engefaz-

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais.

Assine nossa newsletter para receber conteúdos de manutenção.
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags