PMCC – Produção e Manutenção Centradas em Confiabilidade

É uma metodologia que se propõe ao estudo de equipamentos, instalações e processos, visando o aumento da confiabilidade dos mesmos, sobre os aspectos de desempenho, segurança e custos. É aplicado também ao estudo da confiabilidade de métodos de trabalho, sejam eles técnicos, operacionais ou administrativos.

PMCC - Confiabilidade

A implantação de sistemas de confiabilidade como “PMCC”, funciona como vetor da espinha de peixe, puxando as demais ferramentas em torno da alavancagem para uma manutenção de classe mundial. Cada PMCC é conduzido por equipe multidisciplinar, sobre um sistema de cada vez, desta forma o trabalho tem começo, meio e fim, em um prazo relativamente curto, motivando a equipe com os resultados práticos da aplicação.

Recomendamos priorizar os sistemas por melhor oportunidade de ganho, dentro de cada sistema atuar inicialmente em até 10 tipos principais de falhas, colocar o sistema e as ações de bloqueio viáveis para “rodar”, e utilizar as revisões como eventos para dar vida eficaz à melhoria contínua. Replicar para equipamentos semelhantes cada PMCC de sucesso e revisar os pontos que eventualmente se apresentaram como não eficazes.

Pontos importantes na estratégia de aplicação PMCC:

  • Equipe multidisciplinar, integra pessoas e soluções.
  • Equipe aprende muito fazendo um trabalho prático e útil para a organização.
  • Permite replicar soluções para equipamentos similares.
  • Sistematiza metodologia eficaz para demais unidades da organização.
  • Formaliza o “patrimônio de conhecimento adquirido” da organização.
  • Vetor eficaz de melhoria contínua.
  • Processo focado por sistema e nas principais falhas, viabiliza a aplicação de melhores práticas passo a passo.