A-origem-da-Manutenção-Preditiva-

A manutenção preditiva teve sua origem no final da década de 1940 na Rio Grande Railway Company, nos Estados Unidos.

O objetivo era identificar vazamento de combustíveis e líquido de arrefecimento em um motor a diesel.

Com os primeiros experimentos, foi alcançado um sucesso econômico notável na redução de falhas do motor, realizando a manutenção sempre que “qualquer” glicol ou combustível era detectado no óleo do motor.

Em seguida, o exército dos EUA, impressionado com a relativa facilidade com que a disponibilidade de ativos físicos poderia ser melhorada, adotou essas técnicas e desenvolveu outras, consolidando a origem da manutenção preditiva no país.

Durante os anos 50, 60 e início dos anos 70, o CBM cresceu em popularidade e uma vibrante indústria de tecnologia CBM surgiu fornecendo treinamento, produtos e serviços que vieram a ser conhecidos como “Manutenção Preditiva”.

A Engefaz, começou sua atuação no segmento de Manutenção Preditiva em 1989, fornecendo inicialmente os primeiros serviços em Análise de Vibração.

Mais tarde, adotou outras técnicas de Manutenção Preditiva em seu portfólio, como Análise Termográfica, Análise de Óleo, Ultrassom, Lubrificação Industrial, Inspeção Sensitiva, Alinhamento e Balanceamento.

Atualmente, atua não só na Manutenção Preditiva, mas possui ampla experiência e atuação em todo segmento de Planejamento de Manutenção.

Além de fornecer produtos e serviços de monitoramento online e coletor e analisador de vibração sem fios para monitoramento offline de ativos, com a vantagem de ambos serem integrados em uma única plataforma, o Pacifco.

 

Fale-com-um-especialista-engefaz-

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais.

Assine nossa newsletter para receber conteúdos de manutenção.
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags